Filosofia Umbanda

Na Senda com o Guerreiro

guerreiros-de-aruanda

 

Viajo a uma velocidade espantosa no espaço. Parece que não mais sou eu que me movimento, mas sim o espaço “passa por mim”, quadro a quadro, e uma distância inexplicável e incontável é vencida em questões de segundos. Quando novamente consigo centrar – me, vejo que estou em uma casa humilde, um pouco escura, com uma lareira acesa e um velho homem sobre ela debruçada. Percebo que esse homem parece retirar algo da lareira. Esforço – me um pouco e vejo ser uma lâmina incandescente. Finalmente o homem percebe que eu estou próximo e me saúda com um singelo “oi”.

 

Diz, que estava me esperando, que ele me mostraria uma coisa, algo importante. Começa a martelar a lâmina tentando dar a ela um formato reto, firme, etc. Enquanto vai fazendo isso, começa a cantarolar uma canção. Finalmente termina, fundi a lâmina com um belo cabo dourado e uma bonita espada está formada. Ele me entrega a espada, perguntando – me:

_ Filho o que você tem em sua mão?

_Ora, uma espada _ respondo eu meio surpreendido por uma pergunta tão “boba”

_Certo, e para que serve uma espada?

_ Bem, uma espada normalmente é uma arma utilizada em batalhas para causar ferimentos nos inimigos…

_Ah sim, nos inimigos _ diz o velho pensativo…

_Sabe foi exatamente para isso que eu te trouxe, aqui. Sou um velho ferreiro e depois de fazer tantas armas, me tornei um mestre também no manejo delas. A espada é símbolo de batalha filho! Símbolo de força que corta todo o mal. O problema é achar o mal. Normalmente a gente procura fora, nos outros, quando em verdade, o mal está dentro da gente. Saímos distribuindo “espadadas” em todo mundo, mas esquecemos de olhar para dentro do coração. Lá pode morar o mais belo diamante ou o mais terrível demônio. Antes de usar essa espada, primeiro olhe o seu coração e veja se nele existe um diamante ou um demônio, só então a usará com sabedoria.

É, isso fazia sentido. Colocar a culpa em outros e distribuir “porrada” era fácil, difícil é lutar contra os monstros internos. 

Logo em seguida, o velho pegou um escudo muito bonito e brilhante, com uma bela pedra vermelha escarlate presa em seu centro. Colocou o escudo em minha mão e me perguntou:

_Filho pra que serve um escudo?

_Bem, o escudo a gente usa para nos defendermos do ataque dos inimigos… 

_Defender dos ataques dos inimigos… _ disse – me novamente pensativo…

_Meu filho, o escudo normalmente é uma arma muito resistente, pois precisa aguentar os impactos das armas inimigas. Mas você já percebeu como o lado interno do escudo é frágil? Tente defender algum ataque com o lado interno e logo o escudo se partirá! Assim também é em nossa vida. Dos ataques externos sempre poderemos nos proteger com um escudo. Mas, e os ataques internos? Esse nenhum escudo do mundo poderá nos defender, pois ele é forte em sua parte externa, mas frágil internamente…

Fiquei surpreso com a explicação do velho. Era inteligente e eu nunca tinha pensado nisso. Quem seria esse estranho velhinho que me passava esses conhecimentos? Não estava entendendo, não ainda…

_Vem filho vamos lá fora. Lá vem a última parte da nossa conversa…

Saímos e me vi em um belo campo. Nesse campo uma estrada reta e infinita abria – se até a linha do horizonte, perdendo – se da minha visão. Lá na frente um brilho enorme como um sol, ou uma estrela. Interessante, a frente o amplo e belo campo ia tornando – se feio, tenebroso e escuro, mas para minha surpresa, o caminho aberto continuava luminoso. Era como uma senda de luz, que trespassava a escuridão:

_Filho você é jovem e ainda terá que trilhar a sua própria senda. Eu sou um ancião que já trilhei muitas sendas e hoje ajudo aqueles que a estão trilhando. Assim faço por muito tempo e ainda assim farei por muito mais.  Agora preste atenção no que irei te dizer. Esse é o caminho reto da sua vida. Você deve segui – lo até o fim. Percebe que no fim uma bela estrela o aguarda. Mas entende também, que quando distancia – se da senda, é jogado em um campo, ou melhor, em um pântano escuro e tenebroso. Por isso, guia – se pelo seu coração e nunca perca o caminho reto da Lei.

E então algo muito diferente aconteceu, muito místico, algo inexplicável…

O velho em pura luz converteu – se, e quando vi o mais belo guerreiro estava a minha frente. Deve ser um pai Ogum, pensei! E realmente o era…

Primeiramente deu – me a espada, e disse que enquanto o meu coração brilhasse, a minha espada seria invencível pois a Justiça a guiaria. Disse – me ainda, que apenas a mão do amor pode utilizá – la com sabedoria…

O Escudo também foi me dado. Com ele me protegeria dos ataques externos, contrários a trilha da minha senda. Mas ele tinha um significado maior, e lembrava – me que internamente é onde mora os verdadeiros perigos e contra esses, o escudo não teria força alguma…

Por fim, o mais surprendente. O caminho luminoso a minha frente sumiu e transformou – se numa bela lança com uma ponta que brilhava como uma linda estrela. Essa lança entrou diretamente em meu peito e lá ficou alojada. Era o caminho reto da Lei. Era a senda de luz que eu teria que trilhar. Ela estava marcada em meu coração, e por ela eu viveria eternamente…

Sou jogado no espaço e faço o caminho de volta na mesma velocidade, novamente a sensação de que eu não me movimento, mas sim o espaço passa por mim em uma velocidade impressionante. Finalmente, acordo! Será que foi um sonho?

Não! Foi real. Choro de agradecimento. Sinto a oportunidade dada e agradeço. A Senda que me leva ao Criador está em meu coração. É um caminho de luz e amor. Por isso choro…

Obrigado luz! Obrigado meu pai Ogum. Obrigado meu pai Oxalá…

Por Fernando Sepe

 

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Sorte ou Azar?

Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era…

Culto à Gratidão

Saudações irmãos de fé. Apenas um breve argumento sobre uma prática que venho adotando desde o início do ano e é absurdamente incrível como uma prática tão rápida,…

Bebidas caras para guias! É realmente necessário?

Bom, irmãos de fé, esse título foi algo que eu ouvi de uma irmã de santo da qual tenho muita confiança e entrou recentemente em nossa egrégora, o…

Sexo e a Umbanda

Saudações buscadores da Verdade, aprendizes e companheiros de senda, aqui quem vos fala é o neófito com mais um tema relativamente polêmico e para dar pano para a…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *