Vibração Ogum

OGUM 1

Ogum é um dos orixás mais cultuados dentro do panteão Umbandista, o soldado de Aruanda, Ogum é o general de guerra, o vencedor de demandas. O patrono do ferro, dos metais em geral. Sua cor geralmente é o vermelho e branco, mas varia muito dependendo do culto e da casa.

Suas festividades ocorrem no dia 23 de abril, seu sincretismo quase que absolutamente é São Jorge, mas também pode variar dependendo da casa e da liturgia praticada.

Ainda insistindo na mitologia, Ogum é irmão de Oxóssi e Exú, e sua esposa foi Oxum, Iansã ou até mesmo Iemanjá, dependendo da qualidade do mesmo, mas isso é apenas a título de curiosidade e não desprenderei mais tempo para explanar sobre as lendas. Sua saudação é Patacori Ogum, Ogum Iê.

Sabe-se que Ogum é o patrono do Ferro, dos metalúrgicos, da tecnologia e dos soldados, também é o Senhor das Estradas, portanto, a área de atuação da vibração de Ogum é muito vasta, portanto, tentarei esmiuçá-la no decorrer do texto.

Ogum é a vibração que nos impulsiona à Luta, às Guerras, é a nossa coragem, o nosso ânimo para vencer as constantes guerras que travamos em nosso cotidiano, é o patrono do Ferro, não penso só no ferro que conhecemos como o metal utilizado para matéria prima, mas também no papel biológico de nosso corpo, como as ligações de ferro em nosso sangue, a hemoglobina, por exemplo, que é formada por Ferro e leva o Oxigênio por todo nosso sistema circulatório. Sua carência nos humanos pode causar, além da anemia, anorexia, sensibilidade óssea e a clima frio, prisão de ventre, distúrbios digestivos, tontura, fadiga, problemas de crescimento, irritabilidade, inflamação da língua.  Portanto, também temos aí uma grande importância do Ferro em nosso corpo, onde a vibração de Ogum também é atuante.

Ogum nos move, é a direção para o campo de batalha, é a força que nos dá a esperança e nos anima para continuar lutando, é uma vibração muito evocada, juntamente com exu, para vencer demandas, desfazer malefícios causados por espíritos de baixo grau evolutivo.

NA Umbanda da qual eu acredito, todos os filhos possuem um caboclo de Ogum, a falange de Ogum é muito vasta, tentarei esmiuçar um pouco aqui para evitar confusões, na Umbanda recebemos algumas qualidades de Ogum, que vem como caboclos representantes dessa qualidade, não vamos misturar os caboclos falantes que atuam nos passes, consultas da casa com os caboclos que aqui representam a qualidade do Orixá, vou explicando gradativamente para que não haja confusão, mas abaixo citarei as qualidades de Ogum na Umbanda que já presenciei:

Ogum Beira-Mar

Uma das linhas mais populares de Ogum dentro da nossa Umbanda, é o Ogum que ronda as praias e águas salgadas, é o Ogum que zela e ronda no campo Santo de Iemanjá, é o Ogum que atua sob os auspícios da vibração de Iemanjá. É o chefe da falange de Ogum que atua nos mares e praias. Seu brado se dá de uma forma interessante, ele puxa o ar com a boca aberta emitindo um ruído estranho. Sua oferenda geralmente é um peixe ou camarão, suas cores são o vermelho, o branco e o azul claro (Cor de Iemanjá), aceita cerveja preta ou clara, também já vi alguns recebendo vinho branco e charuto. Alguns caboclos dessa falange são: Sete Ondas, Marinho, Sete Mares, Ogum da Praia.

Ogum Matinata

É um Ogum que atua sob a vibração de Oxalá, o Ogum de Branco, é um Ogum que atua nos montes altos verdejantes, sua ronda ocorre no campo santo de Oxalá, as colinas, as montanhas, os locais altos onde a energia do Sol é refletida para os locais mais baixos. É um tipo de Ogum muito raro, eu só presenciei uma vez e sei muito pouco sobre ele.

Ogum Rompe-Mato

É a falange que atua sob os domínios de Xangô e Oxóssi, é o Ogum que ronda as matas e cachoeiras, é interessante não confundir Ogum Rompe-Mato com Caboclo Rompe-Mato, levam o mesmo nome, porém suas vibrações e formas de atuações são bem distintas. Sua manifestação no médium é parecida com a de um caboclo, até seu brado geralmente é longo e seco e bate muito a mão no peito. Suas cores são o verde e o vermelho, juntas formam o marrom. Suas oferendas geralmente são frutas, cerveja e charuto. Nessa falange também existe Ogum Sete Espadas, Ogum Caçador, Ogum Sete Matas, Ogum Sete Cachoeiras. Um Ogum muito conhecido que atua nessa falange é Ogum Xoroquê, um Ogum que atua nos dois extremos, a vibração negativa e positiva de Ogum.

Ogum Iara

É a falange de Ogum que atua nos rios, sob os auspícios de Oxum, é o Ogum das águas doces, dos pântanos, geralmente vêem com as mãos espalmadas simbolizando conchas, mas também já vi manifestações com as mãos fechadas ou apenas os indicadores espalmados. Ele ronda os rios e alguns as cachoeiras, juntamente com Ogum Rompe-Mato, suas cores são o vermelho e o branco, alguns o vermelho e amarelo. Suas oferendas são semelhantes ao do Ogum Rompe-Mato. Alguns caboclos dessa falange são: Ogum dos Rios, Riacho Grande, Sete Rios.

Ogum Megê

Meji, do yorubá, duas faces, é a falange de Ogum que atua nos campos da vibração da direita e da vibração da esquerda, é um Ogum relativamente raro nos dias de hoje, sua falange se apresentam muito poucos, como Ogum Sete Catacumbas e Ogum Sete Estradas. Apenas vi um Ogum dessa falange, outro muito conhecido que pode vir sob os auspícios dessa vibração, seria Ogum Xoroque. É uma vibração de Ogum que atua nos cemitérios ou encruzilhadas, por trabalhar diretamente com Exú, tem uma vasta falange de exus sob seus domínios, é um Ogum extremamente eficiente para desmanche de trabalhos e atuação para quebrar demandas. Atua também no cemitério juntamente com Obaluaie.

Ogum Dele ou Dilei

É uma falange muito rara de se apresentar, em minha opinião é a falange onde carrega a vibração pura de Ogum, tive a oportunidade de presenciar poucos médiuns que carregam essa vibração de Ogum, ambos são relativamente velhos, porém imponentes, suas oferendas se dão na estrada ou em montes altos verdejantes, sua hora de ronda se dá às 06:00 da manhã, costuma-se nessa hora pedir proteção ao Sr. Ogum Dilê que é sua hora de ronda. Os antigos Umbandistas, principalmente os chefes de terreiro, costumavam acordar cedo e fazer suas oferendas e preces justamente essa hora solicitando proteção.

Eu já senti a vibração dessa falange, é uma vibração extremamente sutil e poderosa, algumas literaturas também enfatizam que é uma falange que atua também nos campos de Xangô, mas somente o médium que o carrega pode dizer claramente como ele é ou como ele trabalha, pois como sempre digo, cada entidade tem a sua forma particular de trabalho.

Existem outras falanges, como Ogum Nagô, Ogum Naruê, Ogum Malei, que também atuam fortemente na vibração da esquerda, são Oguns que tem como grande poder o feitiço e o exímio conhecimento da Quimbanda, raramente se manifestam atuando somente nos bastidores.

SE alguém quiser saber mais informações, basta me escrever e tão logo tentarei responder sua pergunta.

Paz Profunda

Neófito da Luz.

Leia Também..

58 thoughts on “Vibração Ogum

  1. Saudações fraternas! Bom é aprender, melhor ainda; muito amar! Estou feliz em encontrar este espaço para a divulgação da sagrada umbanda. Dizes da raridade de Ogum megê e eis que tenho a honra de ser filho deste sagrado orixá e muito honrado fiquei em ve-lo aqui dignificado por vós. Saravá!

  2. Bom Dia Sr.Neófito,
    Sou médio e trabalho na Tenda de Umbada Caboclo Lua Nova. Estou fazendo uma pesquisa a respeito das 21 linhas de Ogum. Seus campos de atuação, vibrações e onde começa e termina o reino ou melhor cada atuação das 21 falagens. Este trabalho vou apresentar aos meus irmãos da casa que trabalho.
    Este trabalho é constante em nossa casa, onde acredito que todos podem contrinuir com conhecimento e aprender também.
    Se o Sr. puder me ajudar com este trabalho de pesquisa ficarei muito feliz.
    Um grande Abraço,
    No aguardo de seus comentários,
    Tony

  3. olá, gostaria de saber mais sobre os cablocos de ogum, principalmente os de ogum dilê. Sou iniciante na umbanda e sou filha de ogum e iemanjá. sinto todas as vibrações mas não sei qual é o meu ogum e qual é o nome do meu cabloco.
    Quando se canta o ponto de ogum dile sinto vibrações diferentes. como faço para sanar as minhas dúvidas.
    meu preto velho = vô benedito, meu exu = exú cemitério, minha baiana = catarina, boiadeiro não sei ainda. Não consigo estudar e fazer as relações das vibrações, alguem pode me ajudar ?
    grata
    marta

    • Marta, as entidades se apresentam naturalmente… Quando elas estiverem bem firmes com vc pode estar certa de que irão riscar o ponto, falar de onde vêm e quem são. Eu sempre aconselho a não se influenciar muito pelo que pode ser lido na internet.
      Claro que vc deve estudar a sua religião, mas também confiar que els vão se apresentar.
      Um beijo!

  4. Sou filha de Ogum Ares, gostaria de saber mais sobre este Orixá. Poderia me passar alguma informação.
    Muito grata.
    e Fique com Deus
    Patacori Ogum!

  5. Olá bom dia, gostaria de obter mais informações sobre OGUM DA ESTRADA , sua incorporação e tudo o que tiver de informações sobre o OGUM DA ESTRADA.
    Desde já fico lhe grata
    Um abraço
    valdete

  6. Sarava sr. Neofito da Luz!

    Gostaria de saber mais sobre Ogum de Ronda e Ogum xoroquê, até porque deizem que é o mesmo Ogum, tendo apenas como diferença a Nação em que são cultuados!

    • Saravá irmão Luiz.

      Alguns terreiros cultuam como se fosse um mesmo Ogum, particularmente na minha doutrina de Umbanda, são mensageiros diferentes, porém atuam na mesma falange, na do Sr. Ogum Rompe-Mato.

  7. Olá,

    Tenho a dádiva de trabalhar com o meu querido Sr. Ogum Beira Mar,
    mas tenho algumas dúvidas se o senhor puder me ajudar agradeceria:

    1º Logo no começo da mediunidade sentia um forte vontade de comprar
    uma guia azul escura para o meu Ogum (na minha tenda o costume para
    Ogum é vermelho e Ogum Beira Mar pode também usar azul claro de Yemanjá) então não sei se sugestionei para o meu bahiano a idéia de pedir uma guia azul para o meu Ogum (digo isso pois estou em desenvolvimento ainda) e assim foi comprado.
    Mas passado algum tempo aquela guia me parece estranho não sinto que o meu Ogum tenha de fato a utilizado. A pergunta é como devo fazer?

    2° Você e muitos que já ouvi dizem que Ogum Beira Mar vem mais para adjuntós de Yemanja, o que pelo que sei não é o meu caso, como devo proceder já que não tenho total confiança em minha mediunidade para atestar que REALMENTE ESTOU COM O SENHOR BEIRA MAR, ou que sou
    aquele 1% que o senhor fala.

    Att

    • Peezado irmão Paulo, não acredito em entidades bravas, nervosas ou estressadas como dizem… Principalmente quando se trata de orixás, acredito que quando a personalidade de uma entidade é áustera, destemida, é porque ela é do tipo que “Não vem pra brincadeira”, vem de forma impositiva para afastar os males que alastram os terreiros, não que são bravas.

  8. Amado Irmão de Fé e Amigo.

    Trabalho com Caboclo de Ogum de Ronda, um dos Mentores de meu Congá Sagrado, juntamente com Cacique pena Branca e Pai Serfim do Congo.

    Um Representante de Ogum, que é o Orixá Regente de meu Congá. Me passa e também ficou visível aos olhos de minha Companheira, um Jovem aparentando de 23 a 25 anos no máximo, porém extremamente energico, sério como é na vibração que recebo e trabalha. Nas literaturas e pesquisas se encontra muito pouco dessa vibração de Ogum. Até chegam informações que ele vibra nos Caminhos e em todas “Encruzas” tomando conta , sendo os olhos e presensa de Ogum Orixá.
    Minha dúvida será que por ser tão sério e marcial, teria realmente vibração junto com Ogum Rompe Mato. que é Serventia de Oxossi, ou seja quando Oxossi precisa de algo de Ogum, acionaria através de Caboclo Ogum Rompe Mato. Onde se encaixaria pelos seus estudos o Caboclo de Ogum de Ronda ? Pois meu amdo Caboclo Ogum de Ronda, não é de falar, mas sim determinar oque se faz extremamente nescessário e vindo a todo encerramento dos trabalhos.
    Informo que em seu ponto riscado apresenta simbolos como Estrela 6 pontas, 7 encruzamentos, tridente com duas extremidades e pontas a cima e abaixo, espadas cruzadas

    Aguardo e desde de já lhe agradeço e me posto como Companheiro para vibrar o Bem, à aqueles que buscam a supremacia de nossa Umbanda Sagrada.

    Saravá fraterno e Amigo

    Isaias Pintto

    • Olá Isaias!
      Acabei de ler todas as entradas e a sua foi a que mais se parece comigo. Eu trabalho com um caboclo de Ogum de Ronda e também com o caboclo Pena Branca à já uns anos. Sobre Ogum de Ronda não se fala muito na internet e eu não consigo perceber porquê, até aqui na explicação dada pelo Sr.Neofito não fala deste Ogum, porque será?
      Para tentar explicar um pouco o que se passa com este caboclo de Ogum de Ronda, (no meu caso, claro), ele não tem intenção de falar e até hoje nunca falou nos seus trabalhos. O que sinto quando ele vem, é uma força enorme no peito. Ele fica muito direito, com a mão esquerda semi fechada ao nível do peito e que eu entendo ser uma cruz que trás com ele e com a qual trata. A mão direita está fechada e que eu entendo ser uma espada que se move para a frente e para trás. Esta entidade é a única que quando se vai embora, me deixa as mãos completamente a pingar…sei também que o meu Ogum de Ronda inicia a sua ronda ás 10:00 horas.

      Peço-lhe Isaias que se sabe mais alguma coisa a respeito desta entidade, me informe.
      Ao Sr.Neofito, agradeço-lhe que em seu conhecimento comente o que aqui deixei escrito.

      Muito Axé para todos

      Marina

      • Boa noite irmãos de fé, sobre o Sr Ogum de Ronda, o qual eu tenho orgulho de ser filho, existe uma versão que até onde eu sei foi a única que apareceu, de que ele seria um padre, que na época das grandes batalhas era comum existir entre os soldados, ou seja, além de guerreiro era também padre. Com relação a entidade que eu recebo, ele tras a espada sempre em posição de defesa ao longo do braço direito e um escudo na mão esquerda, no centro de seu escudo tem uma cruz de malta vermelha encravada. Realmente ele não fala muito e age de maneira extremamente enérgica, e trabalha em todos os reinos, sendo o único Ogum com livre passagem em todos os reinos. Saravá Ogum de Ronda…

  9. Sr Neofito
    Muito bacanca as explanações.

    Poderia falar mais um pouco sobre Ogum Rompe Mato e o caboclo das 7 Penas?

    Minha filha de 05 anos comenta muito sobre esta entidade
    Obrigado
    Mauricio

    • Curioso, minha esposa que não segue nossa banda, falou-me sobre este caboclo 7 penas.(visualizou ou sonhou algo assim) não conheço e não encontrei nada sobre o mesmo tb. Se tiver alguma informação. (ararasconfeccoes@hotmail.com).

      Abraços irmão

  10. SARAVÁ PAI OGUM PATACURÍA OGUM MEU PAI , ADOREI ESSE RELATOS SOBRE ESSA FORÇA DIVINA DA UMBANDA , SOU BABALORIXA DE UMBANDA A 17 ANOS E MORO NA BAHIA ESPECIFICAMENTE EM SALVADOR QUE OXALÁ VOS PROTEJA AXÉ

  11. boa noite! poderia me falar sobre ogum de male,é meu pai e ño sei nada dele recebo ele, mais ele ñ fala ñ bebe nem fuma na minha cabeça pode me ajudar ? ele é muito importante para mim,pois já me ajudou muito, acradeço des de já!

    • Olá! Ele já se identidicou? Riscou o ponto? Eu trabalho com Ogum Malei. E ele é especial mesmo. Muito diferente. Sua vibração é forte e penetrante. É feitiçeiro e vc sente o poder que ele carrega. Quando chega, dá um salto inesperado e joga no chão ajoelhado ( oque no início gera muitos hematomas); No meu caso ele chega dando um brado; Tem fala severa. A expressão faciall muda drasticamente. Ele só bebe água, pois diz que vem da Índia, pelos desertos; Também não fuma. Normalmente ele atua por um tempo e não “sempre”. vêm quando existe alguma demanda ou para fazer feitços de cura. São feitços “estranhos”, com água, terra e fogo.
      Eu peço que vc não se precipite. Deixe ele confirmar. Por que ele tem o dons especiais, por isso é muito raro se ver um.
      UM abraço!!!!!

  12. Gostaria de saber sobre a entidade ogum de ronda, suas vibraços sou de ubanda branca em Salvador Ba, meu pai é ogum Guerreiro.Grata sarava.

  13. Boa tarde,

    Eu trabalho numa casa de umbanda, e na quarta feira durante um trabalho de ogum de ronda eu recebi um ogum que andava de costa, ja aconteceu isso com alguem ???

  14. venho aki.pedir uma grande ajuda p um irmão q deveria estar trabanhando com a espiritualidade,foi criado dentro de um terreiro e o pai antes de desencarnar pediu q continuasse sua missão, mas mt jovem não o fez.e hj vive apanhando com a vd.ate preso ja foi.e cumpriu o tempo no presidio p o juiz não o liberta,ai q fc mais revoltado.sou umbandista mas trabalho dentro de minha humilde casa e é em apartamento.e confio q vcs ajudaram a este irmão vencer seus obstaculos.confiar mais em si mesmo.rogo a vossa ajuda,nome dele. josé carlos pereira,cidade de alem paraiba minas gerais.

  15. Muito bom e informativo seus textos
    Como se da o processo de incorporação no total (a condensação de energia. Como o médium pensa, age e resebe(sensação))
    Forte abraço che! Sarava.

    • Paz Profunda irmão Jair. Muito obrigado pela visita.

      Estamos a inteira disposição. Se quiser acompanhar pelo facebook, nossa fanpage é

      Namastê.

      Neófito da Luz

  16. Muito bom e informativo seus textos
    Como se da o processo de incorporação no total (a condensação de energia. Como o médium pensa, age e resebe(sensação))???
    Forte abraço che! Sarava.

  17. tenho o prazer de dizer que trabalho na falange de ogum rompe-mato,pois trabalho sob as vibraçoes de ogum xoroque,peço se possivel para o irmao escrever mais referente.dsde ja agradeço

  18. Como o texto traz , e muito bem sobre Ogum Dilê! (Patacori Ogum), é sim uma energia muito sutil, mas caboclos totalmente serios e centrados uma atuação muito grande na lei de Xango, meu Pai quando presente mantem as mãos como duas espadas cruzadas uma na frente (a direita) com o indicador levantado , e a esquerda atrás da mesma forma. formando uma especie de energia como uma balança que mantem o equilibrio, e as espada com um general em guarda.
    espero ter colaborado um pouco mais no conhecer desta forte falange.

    Patacori Ogum, Ogum ie

  19. Sara meu pai ogum meu cavaleiro supremo vencedor de demanda… pai ogum o snhor é meu grande guerreiro de umbanda vo com fé nos seus pensamaentos eu digo e bato no meu peito que meu pai ogum é um cavaleiro supremo sarava para meu pai

  20. me ajude trabalhei em uma casa q abriu varios portais recebia tudo exu egum desencarnados tudo era eu q era posto a receber nao tenho ensinamentos comecei a me sentir mal porque a chefe da casa comecou a usar uma entidade q recebo com o nome de noriat q dizia ser acendente de elifas levi hoje nao trabalho mais mas recebo inconsiente em minha propria casa e tenho ceryteza q me prejudica me ajude

  21. nesta casa me falaram q eu era mediun pronto de nascimento esta entidade ja provou q tem dominio sobre a materia movimentando e estourando objetos quando estou com raiva ele se faz presente sugando a forcada pessoas a olta deixando elas com sono e com dores no corpo nao teme deus nem o diabo trabalha com vudu magia negtra e runas e faz encantamentos em latim oque é isso tenho medo pois nao consigo controlar e nem amarra lo fui em outras casas e em vez d me ajudar querem q eu entre na casa para

    • Cassiano, conforme eu havia mencionado, é um caso relativamente complicado que envolve muito mais que doutrina de entidades, justamente por isso, acho de extrema relevância discutirmos o assunto em PVT através do meu e-mail neofitodaluz@gmail.com. Namastê.

  22. olá amigo eu sonhei com ogum delei hoje dia do meu anivesario sonhei com ele mim linpado fazendo limpeza em mim com sua eapada ele estava do lado da minha cama e eu via tudo como fosse um destrobramendo e comtimuava mim limpa com sua eapada e sua armadura era linda prata veu azul e antes dele ir enbora ele dizia durma agora quando eu olhava pra cabeceira da minha cama eu via um chupeta azul e pegava e colocava na boca e deitava e ai eu mim acordei bem e feliz e eu queria saber se ele bem a mim ou ele tirou aguma coisa de mim isso foi de uns 6 horas ….

  23. Primeiramente boa noite e Saravá!!!
    Gostaria de saber um pouco mais sobre meu ogum: Ogum 7 ondas…. Nao tem muita literatura sobre ele na net entao sempre me tomei como base o chefe da falange que é seu Beira mar. Imagino q2ue suas caracteristicas pontos de força e de atuaçao sao muito parecidos com seu Beira mar, mas se for possivel explanar um pouco mais sobre Seu 7 ondas ficaria muito grato.
    Obrigado desde ja.

  24. Gostaria de saber sobre Ogum das Matas! Me disseram que ele é meu pai de cabeça mais quase nao vejo falar sobre ele, ele tem outro nome?

    • Irmã Noelma, os outros orixás também tem as “qualidades”, o problema é que poucos sacerdotes estão aptos a estudá-los ou entendê-los.
      Xangô mesmo tem Alafin, Cachoeira, Agodô, Sete Pedreiras, mas isso são estudos que se perderam com o tempo e Ogum é muito mais fácil determinar qual é a vibração que ele, principalmente pela postura.

      Abraços Fraternos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>