Umbanda

Caboclo Urutu

Estava olhando os acessos do blog e verifiquei que um irmão pesquisou sobre esse caboclo.
Farei um resumo rápido do pouco que conheço sobre ele:

No primeiro centro de Umbanda que participei, a minha madrinha cultuava também linhas do norte, e uma delas era a linha de caboclos Nagô.
Eram caboclos extremamente velhos, vinham praticamente como preto-velhos, inclusive tinha um ponto que dizia:

Nagô, Nagô
Nagô, Nagô
Oh Salve o Caboclo Velho
Vem na Linha de Nagô.

Um desses caboclos, consegui presenciar rapidamente sua roupagem fluídica, era totalmente pintado, de preto e vermelho, era velho, muito velho.
Rapidamente, como desde muito novo, sempre fui curioso, procurei saber mais sobre.

Ele é um caboclo da falange do Sr Urubatão, em sua grande maioria composta por indios muito velhos e antigos. A Falange de Urubatão é uma falange fantástica para curas e consultas. Ele carrega a vibração de Oxossi e Oxalá, apesar do filho que trabalhava com ele ser de Xangô. Era um pajé, caboclo extremamente dócil, paciente e calmo. Dava suas consultas sentados fumando um cachimbo.
Poucas vezes presenciei um caboclo com o aspecto mais alegre, esse era o caso dele.

Importante salientar que Urutu é o nome de uma cobra, presenciei uma rápida referencia sobre ela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urutu
Interessante saber que é uma cobra que vive somente na América do Sul, o que pode significar que em vidas anteriores tenham vivido em nossas terras ou fez jus a participar dessa falange.

Sua oferenda era cerveja preta, muitas frutas dentro de uma moranga com mel, velas verdes e brancas, tudo isso forrado a uma toalha branca com a borda verde.

A falange de caboclos é muito vasta, pouco se sabe sobre suas reais histórias e como é organizada a hierarquia dentro delas.

Incorporava raramente, na época que eu o vi, era uma festividade da linha de caboclos e todas as linhas que vibravam com caboclos, foram trazidas nesse dia ao terreiro:
Caboclos de Nagô, Linha de Indios, Linha de Caboclos, Linha de Caboclos Boiadeiros e Erus.

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 4 Comments

  1. PARABÉNS!!!ME APAIXONEI POR TUDO QUE LI,MUITO INTELIGENTE E ACIMA DE TUDO FALA COM PALAVRAS QUE EXPRIME PURA VERDADE. PENA QUE NOSSA UMBANDA AINDA CAMINHA NA IGNORANCIA DE ALGUNS DIRIGENTES, LAMENTÁVEL QUE SEJA ASSIM.IMPRIMI TUDO QUE LI, USAREI PARA MEU APRIMORAMENTO DE MEDIUM E MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL..SALVE NOSSA UMBANDA!PARABÉNS!

    1. Acompanhe caboclo das sete encruzilhadas, aquele q fundou a umbamda no brasil.
      Todo caboclo fala na linguagem q os toscos entemdem, e falam na liguagem q os sabios precisam ouvir.
      Os caboclos sao pequeno e humildes, pous eles nao precisa se comparar com p tamanho da missão q eles trazem pra terra…
      Nao julgue nada nuNca…

  2. Meu mone é jocyr.
    Conheci urutu, cascavel, sete cobras e trabalho com cobra preta e tambem sou medium de chico preto. Vc falou a verdade, sao todos muito velhos…
    Parabens….
    Gostei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *