A Alegoria da Caverna é o texto mais conhecido de Platão, que levanta muitas questões sobre a realidade, conhecimento, etc.
Na história, dois homens prisioneiros estão acorrentados numa caverna, virados de costas para a abertura, por onde entra a luz solar. Eles sempre viveram ali, nesta posição. Conheciam os animais e as plantas somente pelas suas sombras projetadas nas paredes. Um dia, um dos homens consegue se soltar, e vai para fora da caverna. Fica encantado com a realidade, percebendo que foi iludido completamente pelos seus sentidos dentro da caverna. Agora ele estava diante das coisas em si, e não suas sombras. Diante do conhecimento. Retornou para a caverna, e contou para o companheiro o que havia visto. Este não acreditou, e preferiu continuar na caverna, vendo e acreditando que o mundo é feito de sombras.
Para Platão, as coisas que nos chegam através dos sentidos (tato, visão, audição, etc), são apenas as sombras das ideias. Quem estiver preso ao conhecimento das coisas sensíveis apenas não poderá alcançar o mundo das ideias, ficando como o prisioneiro.
Texto extraído do site http://www.infoescola.com/filosofia/alegoria-da-caverna/
Essa metáfora, parábola, filosofia ou qualquer outra terminologia que queiram atribuir vem bem a calhar, em um momento onde todos os seres do planeta ficam receptíveis, ficam bonzinhos, ficam motivados pelo clima de festas, ficam otimistas, cheio de expectativas e prometendo a si mesmo que no próximo ano tudo será diferente, todos ficamos inundados de novas perspectivas, de novos objetivos, então decidi deixar a reflexão para todos.
As pessoas passam o ano todo perdidas, seguindo falsos ídolos, mergulhadas em conhecimento popular ou até mesmo ignorância popular, ficam submersas a um mar de trevas e superstições, atribuindo toda sua fé, toda a credibilidade em dirigentes, pastores, e qualquer outro membro de alta hierarquia religiosa e esquecem-se de olhar para cima, para os lados e até mesmo para baixo, ficam tão acostumadas a achar que somente aquela sombra é a pura realidade que esquecem-se de sua inenarrável capacidade de se superar, de se autoconhecer e de transpor qualquer obstáculo.
Vale lembrar queridos irmãos, que a única coisa que impede-os de serem bem sucedidos, além do MEDO é a IGNORÂNCIA, se reinventem, se desafiem, ESTUDEM e busquem o NOVO, formem NOVAS OPINIÕES e abandonem o mundo limitado do qual a mídia, do qual a grande maioria das pessoas nos submetem a viver, para os nerds e Geeks de plantão, lembrem-se de todas as animações, procurem sobre a “Jornada do Herói”, a cada novo inimigo, ele aprende uma forma de ficar mais forte, ter mais conhecimento, o próprio Seiya, que veio a descobrir o sexto sentido do Cósmico, depois aprendeu e elevar o seu Cósmico até o Sétimo Sentido, assim como Naruto e muitos outros heróis, que a cada obstáculo, se reinventam e ficam ainda mais poderosos, essa jornada do herói é o que devemos empregar em nossas vidas.
Desprendam-se, libertem-se dos falsos vícios, libertem-se das superstições, experimentem, aprendam, e o mais importante de tudo: TENHAM SENSO CRÍTICO, TODO MUNDO ERRA, inclusive seu dirigente, seu mestre, seu pastor, seu babalaô, seu sacerdote ou qualquer denominação que tenham em VOSSAS CASAS, a gota d´agua foi ouvir de uma irmã chamada Mariana, que o dirigente dela não erra, além de ser poderoso, dá jeito para tudo, porque ele tem o dom natural de revelar e consertar tudo o que existe. Fiquei extremamente TRANSTORNADO com o nível de fé, de cegueira mental que alcança uma pessoa, essa será aquele que ficou preso, não acreditou em seu amigo e prefere continuar na caverna enxergando sombras, ao invés de experimentar a maravilhosa realidade que nos cercam.
Fujam de falsos conceitos, de crendices, desafiem-se, estudem e elevem os seus sentidos até o ápice do Cósmico, sejam heróis, sejam donos de suas próprias vidas e não meros espectadores, fracos, inúteis que deixam a vida ser vivida por outrem.
Em tempo, mesmo achando que virada de ano é apenas um ciclo do calendário dos homens, desejo-lhe a todos um excelente 2016, que tenham acima de tudo, novos objetivos, que tenham foco e determinação para cumpri-los, porque a única coisa entre os seus objetivos e a realização dos mesmos, é a DESCULPA que cada um de nós impomos a nós mesmos.
Procurem ler, escutar audiobooks, escutar podcasts, acender velas, porque muita sabedoria também provém do Cósmico, do Infinito, dos Orixás, tenham uma relação simbiótica com eles e saberão que o caminho para o sucesso é apenas um mero detalhe.
Forte abraço e esperem surpresas para 2016.
Neófito da Luz.